sábado, 31 de outubro de 2009

H I P E R T E X T O

Segundo definição da Wikipédia, `` Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links´´. Portanto, o hipertexto é uma ferramenta não- linear, ou seja, o usuário se estivermos relacionando com a internet tem a liberdade de escolher que caminhos tomar ao pesquisar determinado tema, podendo até contribuir com o que sabe. Mas exemplos de hipertexto podem ser dados também através da junção de alguns recursos pedagógicos como analisar uma reportagem em uma revista, assistir um filme e até ouvir uma música que falem do mesmo tema.Sendo assim, fica claro que utilizar o hipertexto em sala de aula pode ser muito proveitoso. Como diz na Wikipédia, ´´ O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.´´Todavia, depende de nós professores, motivar e orientar os alunos para que sejam não somente receptores de informações, mas que as critiquem,pois podem participar ativamente do processo de construção do conhecimento.

4 comentários:

  1. Colega Lia,

    Analisando esse conceito de hipertexto segundo a versão da Wikipédia é que passamos a entender melhor o significado de hipertexto como um texto em formato digital, ao qual apóia-se outros conjuntos de informação nas mais diversas formas, os links e que através deles inúmeras novas informações são descobertas e aprendidas, fazendo da navegação um aprendizado e momento de prazer, ao proporcionar diferentes maneiras de pesquisas sobre o tema em estudo. E concordo com você quando diz que utilizar o hipertexto em sala de aula pode ser muito proveitoso, pois sem dúvida é mais um aliado para a nossa prática pedagógica do mundo atual e digital.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lia!

    O uso do hipertexto como ferramenta pedagógica é um importante instrumento para ser utilizado em sala de aula, mas de forma criteriosa.

    ResponderExcluir
  3. O Hipertexto realmente é uma ótima ferramenta, e como vc disse, depende dos professores saber utilizá-la de forma adequada.

    ResponderExcluir