CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
PROFESSORA: MARIA JOSÉ SANTOS NOVAES
TUTORA: SILENE ARAÚJO
Participar deste curso foi um crescimento profissional, pois pude aprender novas e atuais formas de exercer a minha prática pedagógica. Nós educadores temos uma tarefa muito grande de motivar nossos alunos a perceberem a importância dos estudos, e nada melhor do que usar a tecnologia que tanto atrai o jovem à favor da educação. O curso agregou além de conhecimento, um repensar da prática pedagógica nos dias atuais. Dessa forma, este portfólio tem o objetivo de relatar as experiências vivenciadas nas atividades realizadas durante o curso.
UNIDADE I
A primeira atividade foi para refletirmos sobre o seguinte questionamento: Quem sou como professor e aprendiz? Falei um pouco sobre o meu perfil profissional e coloquei as minhas expectativas sobre as novas tecnologias. Em seguida, fizemos uma atividade de reflexão sobre Educação e Tecnologia onde cometamos o vídeo Educação e Tecnologia juntamente com os demais colegas do curso no Fórum. Numa outra atividade, fizemos um levantamento das tecnologias disponíveis na Escola em que trabalhamos e comentamos como elas vêm sendo utilizadas. Depois acessamos o site Portal do Professor, escolhemos uma experiência de aula, analisamos esta aula e destacamos pontos das estratégias, avaliação e uso dos recursos relevantes do ponto de vista da aprendizagem do aluno que possa nos servir como referência para a nossa prática. Depois elaboramos um relato no editor de texto, expressando nossa opinião e as idéias sucintas para colocarmos em ação. Em seguida, assistimos o vídeo: Ensinar com as tecnologias e mídias digitais e após assistir o vídeo destacamos alguns pontos interessantes. Depois fizemos uma pesquisa na internet envolvendo uma experiência de trabalho por projeto, realizada no contexto da escola. Nesta pesquisa, consideramos as seguintes características: tema; conteúdos curriculares envolvidos; número de alunos e professores participantes; tecnologias e mídias utilizadas; duração do projeto; atitude dos alunos, entre outros. Elaboramos uma análise sobre os dados pesquisados, utilizando um editor de texto, enviamos para a Biblioteca, material do aluno e em seguida escolhemos três projetos dos colegas q estavam disponibilizados no ambiente para fazermos o comentário no fórum.
UNIDADE II
Nesta unidade, começamos navegando em hipertexto e hipermídia e em seguida trocamos impressões com nossos colegas de curso. Essa atividade foi realizada no encontro presencial. Depois navegamos pela página da Wikipédia para conhecer o que é hipertexto e exploramos alguns conteúdos. Ao terminar a navegação, escrevemos um texto de 250 a 300 palavras no editor de texto relatando nossa impressão da experiência de ter navegado no hipertexto, respondendo ao seguinte questionamento: Como foi para você, lidar com um produto textual em que se navega além de ler?
Em seguida, navegamos em diversas páginas buscando conceito de hipertexto, depois elaboramos um conceito sobre hipertexto utilizando o que lemos. Criamos um texto curto, com colagens de colaborações retiradas do que lemos e adicionamos alguns comentários, incluindo o endereço das páginas em forma de links. Esta atividade foi enviada para a Biblioteca, material do aluno e em seguida acessamos a lista de acervo e escolhemos alguns trabalhos dos colegas para tecermos comentários no Fórum. No encontro seguinte, começamos a criar um portfólio. Depois fizemos uma atividade em dupla, onde planejamos uma atividade com hipertexto ou internet para ser aplicada na Escola com os alunos. Executamos (EU e as colegas Graça e Eliete), a atividade planejada com os alunos da EJA III, Eixo Temático IV do Colégio Estadual Maria José Junqueira no Bairro do Jequiezinho, fizemos o acompanhamento, redigimos um texto relatando todo o evento e, posteriormente apresentado para os colegas do curso no encontro presencial.
UNIDADE III
Nesta Unidade, participamos do diário de Bordo. Fizemos também, um passeio por alguns sites na Internet ricos em material para nós professores e exploramos o que havia em forma de vídeos, arquivos de som e de imagem, e em seguida compartilhamos com os nossos colegas as nossas descobertas. Acessamos o Portal do Professor onde lá, fomos em Recursos Educacionais e escolhemos a categoria de nosso interesse e assistimos a alguns vídeos. Exploramos também, os recursos audiovisuais da TV Escola na Internet (http://portal.mec.gov.br/tvescola/), em seguida postamos no Fórum o registro dos vídeos que destacamos como interessantes (para serem aplicados com os nossos alunos), e descrevemos de forma sucinta uma atividade de apresentação hipertextual, com o título proposta de trabalho. Esta atividade foi postada na Biblioteca, Material do aluno. Depois acessamos a atividade dos colegas e fizemos comentários no Fórum.
UNIDADE IV
Nesta Unidade, nós compartilhamos com os nossos colegas (no Fórum), experiências e possibilidades de contribuições das tecnologias na escola, pontuando o que valeu a pena, o que mudaria, qual a reação dos alunos, discutindo alguns argumentos relacionados às possíveis mudanças na forma de o aluno aprender, as possíveis mudanças das estratégias de ensino, diante do uso das tecnologias em sala de aula. Em seguida, fizemos a leitura de alguns artigos disponíveis no guia do cursista, tais como: Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática (pág. 165); Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo (pág. 183); Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações (pág. 187); A tecnologia é uma estratégia (pág. 193), para em seguida, fazermos uma atividade apontando as idéias principais, buscando responder aos seguintes questionamentos: O que é currículo? Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo? Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo? Como desenvolver projetos no âmbito do currículo? Esta atividade foi enviada para a Biblioteca, Material do aluno.
Finalizamos o curso fazendo uma avaliação do curso e uma auto avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário